O maior portal esportivo de Araxá e região!!!
Wednesday April 24th 2024

*Covid-19: a ameaça invisível que freou o mundo

Invisível. O Covid-19 (Novo Coronavirus) age de forma silenciosa e rápida em sua propagação. A atual situação mundial mostra quarentenas em vários pontos do mundo. No Brasil as reclusões se tornaram necessárias em quase todos os estados a fim de frear o progresso do vírus. Em Minas Gerais o governador Romeu Zema determinou o fechamento das divisas do estado para ônibus e trens de passageiro, além de determinar o fechamento do comércio nos 853 municípios mineiros a partir da próxima segunda-feira, 23, até, pelo menos, dia 10 de abril. Podendo, ou não, ser prorrogado o prazo dependendo da situação de desenvolvimento.

A nova e dura realidade que vive a população araxaense é apenas um passo rumo a combater este mal que se propaga rapidamente. Os eventos esportivos já haviam sido adiados, assim como eventos culturais e qualquer outro que venha a formar aglomeração de pessoas. O isolamento social já se mostrava necessário, apesar da insistência de muitos que relutavam em enxergar a gravidade da situação.

O mundo esportivo viu todas as competições sendo paralisadas a nível mundial, nacional e local. Assim como as Olímpiadas correm o risco de não acontecerem, em um cenário mais preocupante, ou de ser adiada, em uma situação mais otimista.

Em Araxá e região as competições também foram paralisadas: a Copa Amapar (que conta com a participação das equipes araxaenses do Dínamo e Malvinas), o Torneio Ronan Ferreira, com 10 equipes na disputa, a final da Copa Norte entre Ferrocarril e Boca Júnior e o Torneio Municipal de Futebol Society Feminino, além (é claro) também da Copa AEF de Futebol Society.

As paralisações destas competições são para evitar o grande risco de contágio pelo contato dos atletas durantes as partidas. E assim como as competições, outros clubes e associações esportivas também paralisaram as suas atividades: Dona Adélia e Amigos são exemplos, bem como a Escolinha do Cruzeiro e a Associação Araxá Taekowndo.

Os clubes da cidade também entraram na lista e tem suas atividades suspensas: Girassol, Clube AEF, Clube Araxá, AABB e vários outros, como também as academias, ginásios e praças de esporte.

Mas afinal: o que é o COVID-19?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

As principais medidas de precaução são:

  • Lavar as mãos com água e sabão (ou a utilização de álcool em gel)
  • Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar
  • Evitar aglomerações se estiver doente
  • Manter os ambientes bem ventilados
  • Não compartilhar objetos pessoais

Período de incubação do coronavírus

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias.

Período de transmissibilidade do coronavírus

De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

Fonte de infecção do coronavírus

A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV, podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Como o coronavírus é transmitido?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Como é feito o tratamento do coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Se você achar que tem alguns dos sintomas relatados, a Prefeitura de Araxá, através da Secretaria de Saúde, solicita que não procure hospitais ou unidades de saúde e que liguem primeiro para a Central de Tele atendimento, que tem os seguintes números e que funcionam das 08 horas às 18 horas:

  • 3691-3313
  • 3612-1117
  • 3612-1627
  • 3612-9223
  • 3612-9339
  • 3612-2134
  • 3612-1520
  • 3612-1584
  • 3612-9436
  • 3612-9852
  • 3612-9165
  • 3691-7011

Nestes números uma equipe de profissionais da Saúde irá orientar sobre os sintomas que o paciente está sentindo. Os canais acima são apenas para orientações com relação a possíveis sintomas.

Todos os pacientes que receberem alta durante os primeiros 07 dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre), devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispnéia (falta de ar).

Em Araxá o Comitê de Enfrentamento Covid-19 tem atualizações constantemente da situação em nossa cidade com postagens oficiais e informações verdadeiras com base nos dados apurados pelo comitê.

Até o fechamento desta edição, às 22 horas e 42 minutos de sábado (21.03), o Boletim Oficial do Comitê apontava 04 casos suspeitos 2 02 casos com testes negativos em Araxá, por dados oficiais.

Fuja das Fake News, confie nas informações dadas pelos veículos abaixo ou pelo próprio comitê em suas páginas no Facebook ou Instagram:

https://www.facebook.com/enfrentamentocovid19araxa/

@enfrentamentocovid19araxa

Com informações do site institucional do Governo Federal: Coronavirús (coronavirus.saude.gov.br)

CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE ESPORTE ESPECIALIZADO

CLIQUE AQUI PARA A PÁGINA DE COMENTÁRIOS

OU UTILIZE O FORMULÁRIO ABAIXO

Deixe o seu comentário


+ três = 10

z'

(34) 99954-4857

  • 116 – AEF
  • 117 – Oficina da Imagem
  • 118 – ANUNCIE AQUI
  • 119 – Patrocinense nos Esportes
  • 120 – GD Eletricistas
  • 121 – ANUNCIE AQUI
  • 122 – ANUNCIE AQUI
  • 123 – WLD
  • 124 – Molas Andrade
  • 125 – anuncie
  • 126 – GUIA MAIS ARAXÁ
  • 127 – KI-SABOR
  • 128 – GERMANO AFONSO
  • 129 – Cabôco Faminto
  • 130 – ELAINE ACADEMIA

Estástiscas

  • 0Visitantes online:
  • 20/02/2009Início da contagem:

Parceiros

  • 158 – Eudora