O maior portal esportivo de Araxá e região!!!
Wednesday April 24th 2024

Ainda é cedo, ou já se pode descartar o esporte araxaense em 2020?

Próximos do fim (ainda) do primeiro semestre de 2020 e o mundo esportivo segue navegando em mares de dúvidas. Bom pelo menos parte deste mundo. Em Araxá, como não existe futebol profissional, a grande preocupação com esta situação da Pandemia do COVID-19 se recai sobre o futebol amador. Algumas equipes já anunciaram (ainda que de forma extraoficial) a desistência da temporada 2020, salientando o retorno das atividades somente em 2021.

 Mas afinal: qual o melhor caminho a se seguir? Encerrar a temporada ou aguardar um pouco mais? O fato é que nestas situações existem duas verdades:

  • A primeira é de que os clubes têm o seu total direito de disputar ou não qualquer competição ou qualquer temporada. Assim como os atletas amadores também o tem, de se fazer valer o direito de não entrar em campo em um determinado ano ou equipe
  • A segunda é que realmente estamos ainda no primeiro semestre (e faltando pouco mais de um mês ainda para o término deste semestre) e que por isto ainda é muito cedo ainda para se afirmar se a temporada será impossível ou se ainda teremos a possibilidade de vermos os campos com bola rolando ainda em 2020. Eu, particularmente, aposto e mantenho a esperança na segunda hipótese, de que teremos a continuidade da temporada 2020.

 Mas este não é um problema exclusivo de Araxá não. Em toda Minas Gerais, ou melhor no Brasil, a discussão em torno do futebol amador é a mesma. Isto porque no caso do futebol profissional, os clubes terão diversos protocolos a serem seguidos que envolvem a rotina do dia a dia, treinamentos, testagens constantes, portões fechados, e muitas outras situações para que este esporte Beltrão, em sua versão profissional, venha realmente a acontecer.

 Prova de que se é possível e de que podemos ter o futebol profissional no Brasil de volta, no futuro (mas ainda em 2020), é o retorno da Bundesliga. A volta do futebol na Alemanha, após 66 dias, foi sem público, sem comemorações contagiantes, com distanciamento entre reservas, comissões e trabalhadores nos estádios. Mas foi com muita alegria e com a prova de que se pode sim voltar a praticar o futebol. Lógico que na Alemanha a situação já está controlada com o Coronavirus seguindo a tendência de diminuição em contagio. Ao contrário do Brasil.

 Logicamente que a volta do esporte nos traz felicidades, em um contraponto direto a tristeza de que esta pandemia gera assolando o mundo inteiro com mortes, crises em sistema de saúdes do mundo inteiro e deixando o mundo a beira de um colapso econômico. Em Araxá a situação não é diferente, com os pensamentos do dia a dia da população se dividindo no temor de se contrair o vírus, na possibilidade (real) de morte de algum parente ou amigo próximo, no medo do também quase que inevitável colapso econômico, e na vontade de tentar retornar à normalidade (ou chegar o mais próximo dela). Ainda que para muitos que enxergam e decifram a seriedade e os perigos verdadeiros do COVID-19, existem outros tantos que zombam da situação e minimizam o fato da alta taxa de contagio do vírus. Ainda que a taxa de possa ser considerada por alguns como pequena, este pensamento é muito relativo. Pois depende de que lado do número você está. Uma coisa é achar que 3 mortos por cada 100 contagiados é pouco, se você estiver lendo estatística. Outra coisa é que quando entre os 3 mortos de uma série de 100 pessoas que venham a ser portadora do vírus, uma delas venha a ser seu parente ou algum amigo próximo. Ai neste caso o número passa a ser enorme.

 Mas voltando ao futebol profissional. Quando teremos mais retornos e assim mais fortalecimento nas mentes esperançosas, não somente do futebol, mas de uma pretensa normalidade?

 Na Espanha a LaLiga, uma das maiores do mundo (se não a tal), já se dão os primeiros passos para seu retorno. Os treinos, de forma geral, foram retomados, ainda que de forma individual, no último dia 18 (segunda-feira), e os treinos coletivos com todo o elenco está previsto para voltar a partir do próximo dia 1º de junho. Alguns clubes, como o Barcelona, já realizam treinos individuais desde o início de maio.

 Na Itália os clubes estão, de forma unanime, direcionados a retornar as competições.

 Na Inglaterra o retorno poderá acontecer até o dia 12 de junho. E para isto vários estudos estão sendo feitos. Dentre eles a possibilidade de, talvez, as partidas terem menos de 90 minutos.

 Em Portugal ainda se estudam uma data certa para o retorno. Mesmo sem definir quando, com possibilidade para até 31 de maio, o certo é que voltarão a campo. E possível volta pode ser com Porto e Benfica realizando a final da Copa.

 Já seguindo por um outro caminho e uma outra forma de pensar (e analisar as consequências) os campeonatos da França, Bélgica e Holanda já tiveram a temporada encerrada de forma oficial. Importante acrescentar de que obedeceram às ordens dos governos de seus países, sem o estudo dos clubes e suas respectivas ligas junto a UEFA que desde o início recomendou a tentativa de se encerrar todos os campeonatos em campo. No caso da França e da Bélgica, seus campeões e classificados para os campeonatos continentais foram definidos (assim como acessos e rebaixamentos) se baseando nas posições de momento ao encerramento obrigatório. Já na Holanda as equipes classificadas a Champions League foram definidas pelo posicionamento na tabela, mas o torneio encerrou sem campeão e sem rebaixados.

 Mas a UEFA ameaça não dar as vagas nos torneios continentais para países com campeonatos inacabados. Vamos aguardar para ver.

 Já no Brasil a volta do futebol alemão e da iminente volta em outros países, motivam os clubes brasileiros que aumentam a pressão pelo retorno aos gramados. Para a maioria o mês de junho é considerado como a opção do retorno. E o retorno está ligado diretamente a questão financeira dos clubes. O Flamengo, por exemplo, tinha uma projeção de lucros para 2020 de mais de um bilhão de reais, mas a situação envolvendo a pandemia e o stop nas competições irão deixar o clube muito longe deste valor. Aliás no Rio Flamengo e Vasco, principal rivalidade carioca, são favoráveis ao retorno, enquanto que Botafogo e Fluminense seguem temerosos e contrários ao retorno.

Outro fato é de que no estudo da Federação Carioca juntos aos clubes para que o retorno do torneio do meio do mês de junto, no dia 14. Para este retorno sem público, mas com um estudo ainda de que possa ter público nos estádios com restrição a um terço e com demarcações de 2 metros para cada torcedor. Sinceramente, não consigo enxergar eficácia, pois não dá para acreditar em distanciamento social dentro de um estádio de uma mesma população que não segue as normas em seu dia a dia.

 Mas o Cariocão será considerado um teste para a formatação do Brasileirão que pode ter seu início em agosto e término somente em 2021. Vamos aguardar.

 Os clubes argumentam que podem seguir exatamente o modelo do retorno alemão. O fato é que o pais pode realmente repetir todo o protocolo alemão, mas a situação da pandemia no Brasil é outra totalmente diferente em relação ao pais europeu.

 Enquanto na Alemanha os números caem, no Brasil ainda sobem. Aos especialistas da saúde, o momento ideal de retorno seria somente em agosto, segundo semestre, mas as federações estaduais do Brasil, em sua maioria, não querem aguardar a data. Importante lembrar de que em Minas Gerais, a princípio, o governador Romeu Zema já determinou que antes do fim de junho não haverá eventos esportivos no estado. E isto atinge não somente ao profissional, mas também ao futebol amador que, se realizar uma partida, estaria indo contra diretamente a uma determinação do governo estadual. E em Araxá ainda contra decreto municipal.

 Mas e ai? Como fica o nosso futebol local? Não é uma questão apenas em nossa cidade. Outras cidades vivem o drama em relação ao futebol amador. A Federação Mineira de Futebol (FMF) se pronunciou em um vídeo gravado por seu presidente, Adriano Aro, salientando de que as competições amadoras organizadas pela FMF têm, em primeiro momento, a intenção da própria federação de se encerrar suas competições e deixou a cargo dos presidentes das ligas afiliadas a entidade tem a total autonomia para decidir se as competições de cada cidade por elas organizadas terão as suas realizações ou não. Para ele, cada cidade vive uma situação e por isto cada presidente, juntamente as autoridades de saúdes de cada cidade, estudar e entender o retorno ou não das competições.

 Mas no caso do Campeonato Mineiro Amador, a qual o Ferrocarril disputou em 2019, e que neste ano teríamos o Vila Nova como representante, a informação da FMF é de que o campeonato não será realizado em 2020 e já foi cancelado.

 Em Araxá a Liga Araxaense de Desportos (LAD) está com suas atividades suspensas desde a metade do mês de março, dia 18 para ser mais exato, aguardando a mudança da situação para retornar as atividades. O presidente da entidade, Edvaldo Márcio, leva sempre as considerações técnicas da área da Saúde para conduzir a situação e aguarda a possibilidade do momento esportivo voltar em 2020 (ou não), para a reabertura e início dos trabalhos visando as competições organizadas pela LAD. Deixando sempre claro de que se não surgir uma vacina ou a situação mudar completamente, o futebol amador pode não ter sua competição neste ano.

 Em outras cidades, como na distante Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, existem várias competições de futebol amadoras organizadas anualmente por mais de uma entidade. E lá todas estas entidades caminham para uma unificação das competições em um só torneio no segundo semestre. Seria como se aqui em Araxá o Ruralão e o Amadorão (as duas principais competições amadoras, sendo uma organizada pela Secretaria de Esportes e outra pela LAD) se fundissem em 2020 em apenas uma competição. Mas o que pode ser interessante no Sul, pode não ser aplicável em Araxá devido as diferenças técnicas entre as equipes destas distintas competições.

 Já na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, as inscrições para a Copa Grande de Futebol Amador foram totalmente adiadas, com a possibilidade da competição não acontecer em 2020.

 Na cidade alagoana de Penedo, o esporte amador também parou de forma total, como em todo o pais, mas as notícias são de que os penedenses, apesar de angustiados com esta realidade, entenderam realmente a necessidade do isolamento e não quebram o distanciamento com partidas clandestinas. Como aparentemente acontecem em Araxá, com base em relatos de pessoas que receberam supostos convites para estas partidas em chácaras.

 Ainda neste tour pelo Brasil, na cidade de Ponta Grossa, interior do Paraná, a liga de futebol amador da cidade está negociando o seu retorno para, possivelmente, o 1º domingo do mês de junho, com a realização da 6ª rodada do Campeonato Amador de Ponta Grossa. E até mesmo consideraram a possibilidade de que que os atletas possam usar máscaras durante as partidas. Medida esta que vai contra a orientação de infectologistas que advertem o fato de que as máscaras perdem a eficácia quando ficam úmidas.

 Mas fixando nosso foco agora somente a nossa cidade de Araxá, eu encerro com opinião de que ainda é cedo para se decidir o encerramento ou não da temporada. Mesmo porque foi apenas um terço do ano vencido e faltando praticamente dois terços de 2020, ou seja: muita água ainda para rolar. Entendo que existem vário fatores determinantes para um possível retorno, mas entendo também de que é muito cedo para se abandonar a temporada. Algumas equipes já anunciaram, dentro do direito delas e que todos devem respeitar, que o ano de 2020 já estaria fora de seus calendários, mas eu considero como precipitadas as decisões, pois a situação pode dar um giro total em um, dois ou três meses.

 Planeta e Mercado estavam na disputa do Torneio Ronan Ferreira que teve apenas uma rodada realizada, tendo o Planeta já estreado e o Mercado ainda se entrar em campo de forma oficial. E o Boca Júnior, outra equipe que anunciou a não disputa do restante da temporada, estava na decisão da Copa Norte para encarar o Ferrocarril.

 Isto sem contar que a temporada tem ainda Dínamo e Malvinas na disputa da Copa Amapar com ambas as equipes araxaenses dentro do G4 do grupo 2 e com grandes chances de classificação para a segunda fase na última rodada da primeira fase que deverá acontecer assim que o torneio for retomado. Os organizadores já descartaram o cancelamento da Copa e esperam o momento de seu retorno.

 Encerro dizendo que o mundo irá ter de aprender a conviver com este vírus. A OMS acredita que o vírus pode nunca desaparecer. A entidade máxima da Saúde no mundo entende que mesmo que uma vacina seja encontrada, que ainda assim o controle do vírus irá exigir um grande esforço a nível mundial. Mike Ryan, diretor de emergências da OMS, cita exemplos de outros vírus que não desapareceram, mas que a humanidade aprendeu a lidar com eles. Como o HIV.

 Me despeço com aquela quase certeza (e muita fé) de que ainda iremos nos encontrar na beira dos campos araxaenses neste ano de 2020.

 Texto de Wilton Borges, mas com pequenas citações, em referências, de:

 Blog do Cosme Rímoli (https://esportes.r7.com/prisma/cosme-rimoli/borussia-4-schalke-0-o-futebol-voltou-vitoria-da-humanidade-16052020)

 Blog do Menon (https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/menon/2020/05/16/voltou-o-futebol-sem-muralha-amarela-sem-abracos-e-com-muito-contato.htm)

 Terra Futebol: https://www.goal.com/br/not%C3%ADcias/quando-o-futebol-volta-assim-esta-a-situacao-das-grandes/1wvevm2tdwsax1mo9bo3h5qgnw

 https://www.goal.com/br/not%C3%ADcias/campeonato-holandes-termina-sem-titulo-rebaixamento/b7er63sn3nfo1dsj81a2t3i76

 R7: https://esportes.r7.com/prisma/cosme-rimoli/volta-na-alemanha-motiva-clubes-brasileiros-querem-futebol-em-junho-17052020

 UOL: https://www.uol.com.br/esporte/colunas/julio-gomes/2020/04/03/por-que-o-futebol-e-outros-esportes-devem-e-vao-voltar.htm

 https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2020/05/24/clubes-do-rio-planejam-volta-do-campeonato-carioca-no-proximo-dia-14.htm

 FOLHA DO MALTE: https://folhadomate.com/esportes/venancio-pode-unificar-campeonatos-de-futebol-amador/

 CAMPO GRANDE INSTITUCIONAL: http://www.campogrande.ms.gov.br/funesp/2a-copa-campo-grande-de-futebol-amador-2020/

 ESPORTE AQUI: http://www.esportesaqui.com.br/noticia/13252/esporte-amador-de-penedo-tambem-sofre-com-a-pandemia-do-covid-19.html

 NET ESPORTES: https://www.netesporteclube.com.br/futebol/9786/amador-de-ponta-grossa-torce-por-retorno-na-primeira-semana-de-junho

 https://www.netesporteclube.com.br/amador/9699/para-retomar-futebol-amador-liga-sugere-que-atletas-atuem-com-mascara

 MSN: https://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/por-que-a-oms-diz-que-o-coronav%c3%adrus-pode-nunca-desaparecer/ar-BB1458wg?li=AAggXC1&ocid=mailsignout

 GOAL: https://www.goal.com/br/not%C3%ADcias/as-datas-para-o-retorno-do-campeonato-carioca/flwp8iodmj3913fohynhvz2p7

CLIQUE AQUI PARA PÁGINA DE COMENTÁRIOS

ou utilize o formulário de comentários abaixo

Deixe o seu comentário


5 − dois =

z'

(34) 99954-4857

  • 116 – AEF
  • 117 – Oficina da Imagem
  • 118 – ANUNCIE AQUI
  • 119 – Patrocinense nos Esportes
  • 120 – GD Eletricistas
  • 121 – ANUNCIE AQUI
  • 122 – ANUNCIE AQUI
  • 123 – WLD
  • 124 – Molas Andrade
  • 125 – anuncie
  • 126 – GUIA MAIS ARAXÁ
  • 127 – KI-SABOR
  • 128 – GERMANO AFONSO
  • 129 – Cabôco Faminto
  • 130 – ELAINE ACADEMIA

Estástiscas

  • 1Visitantes online:
  • 20/02/2009Início da contagem:

Parceiros

  • 158 – Eudora