O maior portal esportivo de Araxá e região!!!
Tuesday April 16th 2024

CIMTB Michelin lança série sobre as lendas do mountain bike

A Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) lança a série Lendas CIMTB Michelin, que destacará atletas amadores e profissionais que fizeram a história do evento e contribuíram para o crescimento do esporte no país. Para participar é fácil e qualquer um pode enviar suas fotos e informações pelo e-mail LENDAS@CIMTB.COM.BR com as seguintes informações:

  • até 3 fotos

  • nome ou apelido

  • cidade/estado

  • categoria atual

  • quando foi a primeira vez que correu na CIMTB

  • quantas etapas correu na CIMTB

  • momento inesquecível na CIMTB como atleta e, também, como espectador.

Mais informações sobre o Lendas CIMTB Michelin podem ser encontradas em nosso podcast em um episódio exclusivo. Para acessar, busque “CIMTB” no seu leitor preferido.

Para abrir a série, a CIMTB Michelin convidou o maior representante do esporte no país e cinco vezes ganhador na Super Elite da competição, Henrique Avancini, para contar sua história junto com o evento, no qual competiu pela primeira vez no ano 2000. Ele também falou sobre sua trajetória como atleta paralelamente ao aquecimento do mercado do mountain bike no Brasil.

“A primeira vez que eu participei foi em 2000. Lembro que o evento foi no Recanto dos Fonda em Sabará, há 22 anos”, lembra. Nessa época, as divisões de categorias ainda eram diferentes. A categoria Juvenil acomodava atletas de 13 aos 16.

“Com 13 anos, mesmo correndo com atletas mais velhos, fiquei em 3º lugar, em 2001. Lembro também, que no final do campeonato, foi o próprio Rogério [ Bernardes, organizador do evento ] que me deu a notícia de que a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) iria, a partir de 2002, criar a categoria infanto-juvenil. Foi quando eu ganhei meu primeiro campeonato geral na Copa”, conta Avancini.

“Nos primeiros anos eu ia com meu pai e mais dois amigos para dividir a gasolina. A gente ficava acampado. Depois eu passei a ter apoio para ficar nos hoteizinhos das cidades. Mais tarde eu comecei a ir antes, pra fazer a preparação e o reconhecimento de pista. Até chegar no nível que estou hoje, que eu preciso ir com uma equipe gigantesca”, compara.

Desde então, foram 7 títulos de categorias e 5 títulos na Elite. Ele só fica atrás de Rubens Donizete, que venceu 6 vezes na categoria mais alta. Avancini tem a chance de igualar o recorde este ano. Ele lidera a classificação geral do campeonato de 2020.

Essa história foi fruto de muito trabalho e aprendizado, tanto da CIMTB Michelin, quanto de Avancini. “A Copa me ensinou a ter uma carreira profissional. Durante muitos anos, e até hoje, ela foi se tornando a base do nosso calendário. Era onde a gente tinha mais exposição, onde tinha um nível de concorrência mais alto, então era o que dava estrutura pra gente pensar na nossa preparação durante todo o ano. Ela foi pra mim e para muita gente, o laboratório para a gente aprender a ser atleta profissional”.

“O evento cresceu acompanhando a evolução do esporte. Então, até a Elite, os melhores atletas do país ainda tinham uma gestão amadora naquela época. Assim como o evento foi crescendo e se tornando mais expressivo, o esporte também foi, e vice versa. O nível das equipes começou a crescer, um foi alimentando o outro”, avalia.

De 2000 até hoje, Avancini participou de pelo menos uma etapa da competição em todos os anos. E, para ele, a evolução do evento acompanhou a evolução do mountain bike no país, que tem se tornado um esporte cada vez mais importante.

 Futuro

Em 2022, a CIMTB Michelin organizará a etapa de abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike, em Petrópolis, cidade natal de Avancini. Um marco na história do esporte no país, que aponta para um futuro promissor, e mostra que o Brasil está se tornando uma potência mundial do ciclismo off road.

“O esporte está crescendo, o ambiente está melhorando. Acho que a conquista da Copa do Mundo aqui ilustra muito bem isso tudo” avalia. Os desafios, contudo, quando se está no topo, se tornam ainda mais difíceis, segundo ele.

“E o que é desafiador para a Copa, também é desafiador para mim! É muito difícil estar sempre aberto ao novo, sempre evoluindo. E é muito complicado encontrar essa motivação. Mas eu acho que eu como atleta descobri isso, e a copa como evento, também. O Rogério e a equipe dele são sempre autocríticos, estão sempre buscando melhorar. E isso é importante no esporte. Se você parar, alguém vai ficar melhor que você”, explica.

Na mesma direção

Como todo grande movimento, o mountain bike precisou que muitas pessoas caminhassem juntas e com os mesmos objetivos para que o esporte se tornasse o que é hoje. “O mountain bike no brasil cresceu muito nos últimos anos porque cada vez mais pessoas apontam para a mesma direção, com a mentalidade de ‘vamos fazer o esporte ser grande’”, avalia.

“Eu acredito muito no quanto as pontas se alimentam. Então, o meu crescimento como atleta contribui para a copa, assim como a copa contribuiu muito para o meu crescimento como atleta. Os profissionais da área passaram a olhar menos os interesses pessoais e começaram a querer fazer o todo crescer, e está sendo ótimo para todo mundo. É a forma que eu vejo o esporte hoje e como eu tento direcionar minha carreira como atleta, chefe de equipe e com as marcas com as quais eu trabalho”, conclui.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO:

Pagamento via boleto.

Pagamento via cartão de crédito.

 REGULAMENTO E PROTOCOLO DE SEGURANÇA:

Confira o regulamento da etapa.

Confira o protocolo de segurança.

CIMTB Michelin 2021

A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI)  desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1992.

 Michelin

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike

Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).

CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE MOUNTAIN BIKE

CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE ESPORTE ESPECIALIZADO

CLIQUE AQUI PARA A PÁGINA DE COMENTÁRIOS

Ou utilize o formulário abaixo

Deixe o seu comentário


2 + seis =

z'

(34) 99954-4857

  • 116 – AEF
  • 117 – Oficina da Imagem
  • 118 – ANUNCIE AQUI
  • 119 – Patrocinense nos Esportes
  • 120 – GD Eletricistas
  • 121 – ANUNCIE AQUI
  • 122 – ANUNCIE AQUI
  • 123 – WLD
  • 124 – Molas Andrade
  • 125 – anuncie
  • 126 – GUIA MAIS ARAXÁ
  • 127 – KI-SABOR
  • 128 – GERMANO AFONSO
  • 129 – Cabôco Faminto
  • 130 – ELAINE ACADEMIA

Estástiscas

  • 0Visitantes online:
  • 20/02/2009Início da contagem:

Parceiros

  • 158 – Eudora