O ano de 2023 se tornou um ano histórico para a equipe do Dínamo e que fará parte da história do clube. Embalado pela torcida do início ao fim do campeonato, a Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube conseguiu realizar uma grande campanha ao longo de todo o Campeonato Amador e chegar na decisão superando a fortíssima e favorita equipe do Santa Terezinha e com isto se sagrando campeã do Campeonato Amador pela sétima vez.
Sem contar com a fase referente a Taça Cidade, o Dínamo terminou o campeonato de forma invicta dentro do restante do torneio hibrido em duas taças. Foram nove vitórias e três empates, 27 gols marcados e apenas oito sofridos, com um saldo de 21 gols.
Na grande decisão o Dínamo venceu o Santa Terezinha pelo placar de 1 a 0, gol de Flávio Max, no jogo de ida (Delcio Campolina) e depois um empate por 1 x 1 na partida de volta (Fausto Alvim), com o gol que valeu a taça sendo marcado por Renato Augusto.
Com a conquista,a equipe chegou ao 7° título Amador. As conquistas aconteceram nos anos de 1973, 1974, 1975, 2006, 2012, 2015 e,2023. Neste ano o Dínamo também conquistou, no primeiro semestre, a Copa do Campeões ao bater o Dona Adélia na final. Mas outro grande detalhe foi, enfim. o crescimento de sua torcida diminuindo uma rejeição habitual contra a equipe.
Escalação – Final (jogo de volta)
Dínamo: Railson; Dalmer, Denner, Igão e Maranhão (João Codorna); Pelezinho (Guilherme Mascote), Renato Augusto e Marquinhos (Richard); Max, Landerson (Victor) e Mamão (Eduardo). Treinador: Odilon Cunha
A competição organizada pela Liga Araxaense de Desportos (LAD) teve início em agosto e reuniu 12 equipes. Confira a trajetória do Dínamo no campeonato.
Partidas do Campeonato
1ª rodada
Dínamo 4×0 São Pedro
2ª rodada
Dínamo 2×2 estância
3ª rodada
Dínamo 1×0 Trianon
4ª rodada
Dínamo 2×2 Vila Nova
5ª rodada
Dínamo 2×1 Milan
2ª fase
1ª rodada
Dínamo 6×0 União
2ª rodada
Dínamo 1×0 Arachas
3ª rodada
Dínamo 4×1 Estância
Semifinal
Dínamo 1×1 Vila nova
Dínamo 2×0 Vila nova
Final
Dínamo 1×0 Santa Terezinha
Dínamo 1×1 Santa Terezinha