No último dia 10 de outubro, no Poliesportivo José de Castro, em São Gotardo (MG), aconteceu a Copa São Gotardo de Xadrez 2025, reunindo enxadristas de várias cidades da região, incluindo Monte Carmelo, Carmo do Paranaíba, Ibiá e Araxá. O torneio contou com duas categorias – Geral e Sub-16 – disputadas no ritmo rápido (15 minutos de reflexão por jogador) em 5 rodadas, valendo rating nacional pela Liga Brasileira de Xadrez (LBX).
Representando Araxá, os alunos da Academia Araxaense de Xadrez, MN (Mestre Nacional) Edgard Nascimento de Souza Suzuki e Théo Borges Ribeiro, que poderiam disputar a categoria Sub-16, optaram por encarar o desafio de jogar diretamente na categoria Geral. A decisão ousada rendeu frutos: ao término das rodadas, os dois jovens conquistaram uma dobradinha histórica para Araxá.
O campeão invicto foi MN Edgard Suzuki, somando 4,5 pontos em 5 possíveis. Em seguida, o vice-campeonato ficou com Théo Borges Ribeiro, com 4,0 pontos, superando nos critérios de desempate o enxadrista local Luciano Filho Guimarães, também com 4,0 pontos, que completou o pódio. Vale destacar que os três atletas que ocuparam as primeiras colocações tinham idade para jogar o Sub-16, mas optaram pela disputa na categoria principal.
Mais do que resultados, a conquista evidencia o trabalho sólido realizado pela Academia Araxaense de Xadrez, que vem se destacando como referência na formação de jovens talentos, incentivando o desenvolvimento da inteligência, da disciplina e do espírito competitivo saudável.
A participação de Araxá em torneios através dos alunos da Academia vem demonstrando a força do projeto que alia treinamento de alto nível, mudança de mentalidade, princípios e incentivo educacional, preparando os alunos não apenas para os tabuleiros, mas também para a vida. A dobradinha de Edgard e Théo é mais uma prova de que o xadrez em Araxá está em plena ascensão e pronto para novos desafios em nível estadual e nacional.
CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O NOSSO CANAL NO WHATSAPP






















