O maior portal esportivo de Araxá e região!!!
Saturday April 20th 2024

Documento Futebol: Emoção Verdade! Futebol Amador: aquele tempo…

O futebol amador araxaense sempre foi muito forte, de muita qualidade técnica e de muita vibração entre as equipes que disputam as competições em nossa cidade. Mas tínhamos no passado muito mais equipes do que atualmente. Ao passo em que a população cresce, o número de interessados pelo futebol amador diminui. Assim como as equipes diminuíram.

Mas afinal: o que aconteceu que diminuiu o interesse de várias equipes em seguir nas nossas competições? Fator financeiro? Tecnologias novas? Decisões equivocadas por parte dos dirigentes amadores? Nivelamento errado? Muitas são as possibilidades apontadas e que vamos em breve descobrir o verdadeiro motivo.

O futebol amador araxaense em um passado recente tinha três campeonatos para duas divisões no Campeonato Amador, Máster e várias competições para diversas categorias de base.

O Campeonato Amador tinha a primeira divisão e segunda divisão e, em algumas reuniões na Liga Araxaense de Desportos (LAD), estudava-se ainda a possibilidade da criação de uma terceira divisão araxaense. Isto sem contar com a disputa da Taça Cidade que era uma versão loca da Copa do Brasil, pois era o torneio disputado por equipes de ambas as divisões e que as vezes nos traziam surpresas em campos.

O Amador Máster chegou a ter até 12 equipes disputando ao mesmo tempo e eram quase sempre versões das equipes amadoras. As categorias de base apresentavam muitas equipes também com as disputas do Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil e Juniores. O Juniores, por exemplo, chegou a ter 16 equipes. Na última edição foram 4 equipes apenas, sendo uma convidada de Tapira.

O que aconteceu que o Juniores perdeu tanta força? Alguns apontam que o valor de R$ 1000 para transferência de atletas juniores poderia ter minado as equipes a seguirem na disputa por não terem condições de arcar com transferências, já que uma equipe (por exemplo), teria de desembolsar R$ 11 mil para transferir 11 atletas. Com isto se perdeu o interesse das equipes com maior poder financeiro e fez com que as equipes formadoras diminuíssem o ritmo de garimpar novos nomes, já que não precisavam mais renovar seus elencos. Outro suspeito do enfraquecimento das categorias de base são as tecnologias, já que hoje, ao invés de se ver as crianças brincando de futebol na rua ou em campinhos, estão quase todas com celulares nas mãos ou em computadores ou videogames. Entre outras possíveis causas.

E o campeonato amador? Como pode ter ido de uma possível terceira divisão para uma divisão única? Como a emoção de se buscar um acesso (e conquistar um troféu de campeão) pode ter desaparecido? Ou as emocionantes lutas contra o rebaixamento, que rivalizavam com as emoções de uma classificação nas rodadas finais da primeira divisão puderam desaparecer? Porque algumas pequenas equipes (pequenas no quesito fator financeiro, pois todas são grandes para a rica história do futebol amador) preferem apanhar em uma divisão única do que poder brilhar e ter o seu momento mágico em uma disputa alternativa?

Vejamos agora algumas equipes que abandonaram a nossa competição:

  1. Palmeri
  2. Independente
  3. Caiçara
  4. Ipiranga
  5. Guarani
  6. Operário
  7. Ferroviário
  8. Olympik
  9. Antas
  10. Estrela
  11. Tiradentes
  12. Grei
  13. Cit
  14. Estância
  15. São José
  16. Salomão Drummond
  17. Cerrado
  18. Mila
  19. Tigrão

 Fora o Gef que também abandonou, mas que deverá entrar nos gramados novamente em 2021.

O que poderia ter levado a uma queda tão grande? Seria o fator financeiro? Onde algumas equipes reinavam? As regras criadas para tentar “nivelar” as equipes? E que se mostravam ineficaz, já que a cada edição se mudavam novamente. Ou seria o fato de que o futebol estaria se igualando por baixo e não por cima como sempre se deveria ser para que a competição ganhasse em qualidade? Também não sabemos.

E como poderíamos resgatar parte destas equipes? De voltarmos a ter duas divisões? E de uma forma legal e inteligente para não matar o retorno das equipes antes mesmo de acontecer.

Todas estas questões e possibilidades iremos apresentar e buscar junto a várias pessoas ligadas na história de nosso futebol em uma web-série original do Futebol Araxá que iremos lançar em breve dentro do retorno do programa DOCUMENTO FUTEBOL: Emoção Verdade. Aguardem…

CLIQUE AQUI PARA PÁGINA DE COMENTÁRIOS

ou utilize o formulário de comentários

Deixe o seu comentário


seis × = 42

z'

(34) 99954-4857

  • 116 – AEF
  • 117 – Oficina da Imagem
  • 118 – ANUNCIE AQUI
  • 119 – Patrocinense nos Esportes
  • 120 – GD Eletricistas
  • 121 – ANUNCIE AQUI
  • 122 – ANUNCIE AQUI
  • 123 – WLD
  • 124 – Molas Andrade
  • 125 – anuncie
  • 126 – GUIA MAIS ARAXÁ
  • 127 – KI-SABOR
  • 128 – GERMANO AFONSO
  • 129 – Cabôco Faminto
  • 130 – ELAINE ACADEMIA

Estástiscas

  • 0Visitantes online:
  • 20/02/2009Início da contagem:

Parceiros

  • 158 – Eudora