O maior portal esportivo de Araxá e região!!!
Friday April 19th 2024

*Araxá estima movimentação financeira maior em 2019 com CIMTB Michelin

Evento tem mais um dia no calendário, de 25 a 28 de abril. Inscrições estão abertas.

Dados levantados pelo Araxá Convention & Visitors Bureau mostra que a Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) movimenta mais de R$ 2 milhões no município na semana do evento. Porém, a expectativa de acordo com a instituição para 2019 é aumentar em cerca de 15% esse número, já que o evento acontece durante quatro dias. A competição será nos próximos dias 25 a 28, diferente dos anos anteriores que era durante três dias. Em Araxá, a CIMTB Michelin é realizada há mais de uma década, são 16 anos de trabalho na cidade.

A etapa está com as inscrições abertas e oferece 29 categorias para todas as idades no Mountain bike, além da corrida noturna a pé, a Night Run. Acesse aqui e se inscreva.

O secretário municipal de esportes, Edson Souza, ressaltou a importância da competição tanto no cunho econômico quanto esportivo. “É o maior evento da cidade e a maior competição de mountain bike da América. Através da Secretaria de Esportes, conseguimos um repasse que quase dobra o valor que a Prefeitura disponibilizou nos últimos anos. Isso porque, o Governo Municipal reconhece a importância do evento e o retorno que a CIMTB dá para os hotéis, restaurantes e outros setores”, comentou.

O secretário também levantou a questão do legado de 16 anos que a CIMTB vem construindo junto com a Prefeitura. “Desde quando o evento começou na cidade, em 2004, tenho o conhecimento dele e trabalhei com o Rogério. Eram cerca de 400 atletas a primeira vez e Araxá tinham poucos competidores. Hoje a modalidade cresceu demais. A gente vê pessoas praticando o mtb, coisa que não víamos antes hoje tem para todos os lados na cidade. Despertou o interesse da população e também do Governo Municipal que está estruturando uma ciclovia na cidade. Com certeza estes são legados que a CIMTB construiu ao longo destes anos”, ressaltou.

Edson ainda ressaltou sobre a visibilidade que CIMTB Michelin traz para a cidade. “Diversas secretarias se envolvem como a de Serviços Urbanos, de Esportes, Turismo, Saúde, Educação, etc. Além da questão financeira, a Prefeitura também disponibiliza serviços e logística. Além de todo retorno econômico que a cidade tem, isso também volta em divulgação no Brasil e no mundo. Todos conhecem Araxá como a cidade do mountain bike. Este retorno é inigualável”, finalizou.

Para o organizador do evento, Rogério Bernardes, trabalhar em conjunto é a chave para que evento flua de forma natural e os resultados sejam consequências. “Há 16 anos em Araxá e vemos como a cidade abraça o evento, desde o Governo Municipal, autoridades, entidades, empresários, moradores e atletas. É um projeto de mais de uma década que esperamos estender por longos anos. Vemos que a cada ano está mais fortalecido e importante no cenário nacional e mundial da modalidade”, comentou.

Líderes da CIMTB Michelin se preparam para se segurar colocação em Araxá

Evento acontece entre os dias 25 e 28 de abril. Inscrições estão abertas

O campeonato da CIMTB Michelin reúne amantes do mountain bike de todas as idades. Com 29 categorias, a competição oferece provas para atletas da categoria Mirim até Over 65. O número de voltas na pista de cerca de 5,5 km depende da categoria do atleta. A 2º etapa da competição, em Araxá, acontece na próxima semana, entre os dias 25 e 28, l para a Super Elite, para as demais, CIMTB Michelin e Copa Sense Bike, os atletas entram em cena no sábado (27) e no domingo (28). As inscrições se encerram hoje, domingo 21. Acesse aqui.

Esta é a segunda etapa da competição que teve a abertura da temporada com a estreia de Petrópolis. O evento foi um sucesso e quem já pedalou nas montanhas fluminenses leva vantagem na contagem de pontos do campeonato. Para a Super Elite, além do Cross Country Olímpico, o Short Track também conta pontos na competição.

Nas categorias Sub40 Feminina da CIMTB Michelin, Emiliana Mara Lopes Simões, da equipe Verdinhas/Diamantina é a líder. “Sempre digo que a CIMTB é especial para mim. A atmosfera e as pistas são sempre empolgantes! É sempre bom estar entre tantos apaixonados pelo MTB”, afirmou. A atleta completou “Minha estratégia é carregar comigo este sentimento nos treinos em Diamantina. Assim, espero chegar em Araxá competitiva, mas sei que a vitória depende de muitos fatores e a torcida é que eles sejam favoráveis a mim”, finalizou.

Outra que já está ansiosa para pedalar nas pistas da 2º etapa e segurar a camisa amarela, é a atleta da Sub30, Thairine Esteves. Da equipe Brutas Racing Team, a competidora estreou na CIMTB Michelin no estado Fluminense. “Petrópolis a pista estava muito boa. Eu pedalei bem, mesmo tendo uma queda na primeira volta. Na segunda, quando passei pelo ponto de apoio, me falaram que eu estava bem na competição e que eu poderia segurar. Então, mantive até o final. Em Araxá, eu não conheço a pista e vou chegar antes para fazer o reconhecimento. Tenho certeza que vou fazer uma prova ainda melhor, já que faz mais tempo que estou me preparando. Meu objetivo é ser campeã da minha categoria para o ano que vem eu correr na Elite”, explicou.

 Agora, quem vai competir com uma emoção a mais é o líder da Cadete. Thiago Chaves é de Araxá e tem a pista como ‘Centro de Treinamento’ particular. “Eu estou treinando muito e quero segurar a liderança. Ainda mais em Araxá que conheço bem o percurso e terão vários amigos torcendo por mim. Quero fazer uma prova melhor do que a primeira etapa e segurar a camisa de líder”, disse Thiago.

Abaixo você confere os líderes de todas as etapas:

Masculinas
Super Elite – Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing
Júnior – Gustavo Xavier De Oliveira Pereira – Corinthians Audax
Pne – Bruno Grizante Paim Legal – Corinthians Audax
Sub15 – Matheus Heliandro Dos Santos
Sub17 – Marcelo Antônio Da Silva – Formula Bike
Sub30 – Marcelo Bendlin Leon
Sub35 – Danillo Henrique Silva – Clínica Do Pedal Audax Team
Sub40 – Kilder De Melo Silva – Clínica Do Pedal Audax Team
Sub45 – Hugo Alves Prado – Oce / Specialized
Sub50 – Marcio Aparecido Raveli – Specialized
Sub55 – Claudio Roberto Alves De Souza – Durão Bikes / Caverace
Sub60 – Larry Pereira Martins – Montanha&Aventura
Sub65 – Dilermando De Fatima Melo – Fórmula Bike / Mtb Wear
Over65 – Ailton Jose Dos Santos

Femininas
Super Elite – Jaqueline Mourão – Sense Factory Racing
Júnior – Sabrina Oliveira Da Silva – Equipe Lar- Scott
Sub15 – Nicoly Silva Ribeiro – Lar Nsa – Scott
Sub17 – Giuliana Salvini Morgen – Sense Factory Racing
Sub30 – Thairine Esteves – Brutas Racing Team
Sub40 – Emiliana Mara Lopes Simões – Verdinhas/Diamantina
Sub50 – Stefanye Lindolfo Da Silva – Hoffmannxco/ Taubaté/ Groove
Over50 – Raquel Gontijo – Tripp Aventura

Copa Sense Bike
Cadete – Thiago Lazaro Ribeiro Chaves – Clinica Roberto Rocha
Veterano – Carlos Alberto Melo Miranda
Segurança Pública – Marcelo Barbosa Rocha – Seja Biker/ Mega Bike
Peso Pesado – Mauro Pereira – Crit Bike Café
Master – Ernani De Souza – Clube Dom Pedro II
Expert – André Zanini Marineti – Md Bike
E-Bike – Albert Guinter Erich Morgen – Sense Factory Racing
Cyclocross – Robson Ferreira Da Silva – Soul Cycles – Go Treinos

Mudanças na estrutura e pista levarão melhorarias para a CIMTB Michelin, em Araxá

Com alterações, Descidão Dona Beja será aberto a todas categorias. Evento acontece entre os dias 25 e 28 de abril

As inscrições para a etapa de Araxá estão abertas e quem decidir ir no evento de mountain bike mais importante do calendário de toda América, vai encontrar muita novidade. A competição acontece entre os dias 25 e 28 de abril e reúne mudanças na feira, na largada, na pista e outros. O objetivo é inserir ainda mais o público no evento e dar mais acesso tanto para a feira quanto para assistir a prova de Cross Country Olímpico. Inscreva-se aqui.

A largada por exemplo agora terá uma reta maior. Ela continuará saindo de frente às termas, porém a mudança será adiante. Os atletas farão a curva somente na Fonte da Água Suforosa Andrade Júnior. Logo depois, os competidores entraram no bosque e darão sequência no percurso indo em direção ao Parque de Aventura.

Um pouco mais adiante, os atletas também vão encontrar mudanças. Desta vez, no Descidão Dona Beja. Com a alteração, todas as categorias passarão pelo trecho. A mudança visa um acesso melhor para o público e também para os atletas, que já haviam solicitado à organização a abertura do trecho para todas as categorias.

A feira também vem com novidade. Desta vez, ela será posicionada ao longo do estacionamento do Tauá Grande Hotel em direção às termas. Serão mais de 50 expositores com as principais novidades do mercado, diversas atrações nos estandes, com brindes e brincadeiras.

Outra mudança é a pista de Teste Ride e a pista da categoria Mirim. Com bicicletas para todos os gostos, público ou atletas, poderão testar o equipamento na pista de Teste Ride que ficará localizada próxima ao lago, em um espaço arborizado logo após a feira e próximo aos bolsões de largada. Neste local teremos uma área kids com vários brinquedos para entretenimento das crianças e famílias.

Este ano também haverão três áreas de alimentação com Food Trucks, sendo a principal perto da recepção do Tauá Grande Hotel, outra em frente as Thermas e mais uma próxima à Fonte Dona Beja. “Nosso objetivo é levar cada vez mais atrações e qualidade ao público. O mountain bike é um esporte acessível também para quem quer assistir e é isso que estamos trabalhando na CIMTB Michelin. Esperamos um grande público no Complexo do Barreiro”, disse o organizador do evento, Rogério Bernardes.

Dose Dupla: Avancini e Jaqueline Mourão venceram XCO na CIMTB Michelin em Petrópolis

Cocuzzi e Letícia Cândido foram vice-campeões. Raiza e Guilherme Muller ficaram em terceiro.

A cidade de Petrópolis foi ao delírio com a 1º etapa da CIMTB Michelin que aconteceu nos dias 09 e 10 de março. O dono da casa, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), venceu também no XCO. No Feminino, Jaqueline Mourão (Sense Factory Racing) levou a experiência e a força para garantir a segunda vitória no estado fluminense, após vencer também no XCC. Os dois atletas somaram 60 pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) com a prova de XCO que é classificada como Classe 3 pela instituição.

Luiz Henrique Cocuzzi (Lar – Scott) foi vice-campeão, seguido de Guilherme Muller (Cannondale Brasil Racing). Confira o resultado completo masculino. No feminino, Letícia Cândido (Corinthians Audax) subiu no segundo lugar do pódio ao da companheira de equipe Raiza Goulão, que garantiu a 3º colocação. Confira o resultado completo feminino. 

No masculino, a prova começou disputada com pelotão. A partir da terceira volta, Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi ditaram o ritmo. O dono da casa abriu uma vantagem a partir da terceira volta e finalizou com 1:23:06. O vice-campeão chegou com 1:04 de diferença. Avancini ressaltou que competir em casa é um desafio. “Eu vi muita gente curtindo, feliz, pessoas do meu dia a dia que me conhecem, o ambiente acaba me relaxando. Virar a chave para competir bem, disputar bem, é difícil. Foi desafiador mas consegui contornar razoavelmente bem, estou em um momento bom e em boa forma. Agora é hora de focar em outras competições e isso aqui foi um combustível a mais para viajar com a motivação alta”, disse.

Cocuzzi já esperava uma prova dura. “Eu já sabia que não seria fácil, com seis voltas e muita subida. A prova foi forte desde o início, o Avancini deu um ataque na terceira volta e eu não consegui acompanhar. Vim forçando para não deixar abrir muita diferença”, comentou. O atleta da equipe Lar – Scott completou “Assim como eu, todos os atletas de Elite vieram muito bem preparados e treinados para a prova”, finalizou.

Elite Feminina
Na Elite Feminina, Jaqueline Mourão, Letícia e Raiza andaram juntos nas primeiras voltas, mas a campeã desenvolveu e conseguiu abrir vantagem. “Eu cheguei com muita vontade, tinha três meses que eu não via terra. Foi muito bom hoje, o carinho das pessoas. Larguei com o coração, tentei manter a calma até encontrar meu ritmo e abrir na última volta. Mas Graças a Deus deu tudo certo”, disse. Jaqueline finalizou agradecendo. “Eu estou vivendo cada segundo como se fosse o último, agradecendo a Deus pela oportunidade de ter voltado, a toda essa energia e todas as pessoas”, comentou.

A vice-campeã completou a prova com 1:24:10, 21 segundos de diferença da 1º colocada. “Desde que eu cheguei aqui eu senti a oportunidade de dar meu melhor. Essa pista é muito técnica, me senti em um mundial, curti a energia do público, de todo mundo presente, da harmonia e graças a Deus eu cheguei aqui e consegui dar meu melhor. Tive um ótimo rendimento”, finalizou.

Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

CIMTB Michelin 2019 
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2018. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.

CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE MOUNTAIN BIKE

CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE ESPORTE ESPECIALIZADO

CLIQUE AQUI PARA A PÁGINA DE COMENTÁRIOS

Ou utilize o formulário de contato abaixo:

Deixe o seu comentário


oito + 4 =

z'

(34) 99954-4857

  • 116 – AEF
  • 117 – Oficina da Imagem
  • 118 – ANUNCIE AQUI
  • 119 – Patrocinense nos Esportes
  • 120 – GD Eletricistas
  • 121 – ANUNCIE AQUI
  • 122 – ANUNCIE AQUI
  • 123 – WLD
  • 124 – Molas Andrade
  • 125 – anuncie
  • 126 – GUIA MAIS ARAXÁ
  • 127 – KI-SABOR
  • 128 – GERMANO AFONSO
  • 129 – Cabôco Faminto
  • 130 – ELAINE ACADEMIA

Estástiscas

  • 0Visitantes online:
  • 20/02/2009Início da contagem:

Parceiros

  • 158 – Eudora