O maior portal esportivo de Araxá e região!!!
Tuesday June 25th 2019

Secretaria de Esportes realizou reunião com representantes de clubes e da Liga Araxaense


Aconteceu na noite de ontem, terça-feira 16, uma importante reunião na Secretária de Esporte, entre os representantes dos clubes amadores, representante da Liga Araxaense de Desportos (LAD) e o secretário de esportes Edinho Souza e sua equipe. Para a maioria dos presentes a reunião foi positiva e acreditam que a parceria entre a secretaria e o futebol amador deu um passo importante para o fortalecimento.

Estiveram presentes nesta reunião:  Arachás (Helder Gardenal e Tiago), Aston (Leandro), Dínamo (Pedrinho Jacaré), Santa Terezinha (Gelson), São Pedro (José Joaquim), Ferrocarril (Evaldo), Planeta (Serginho), Malvinas (Juliano Martins e Lucas Caixeta), Mercado (Zé Geraldo), Operário (Zinho), Internacional (Ademir), União (Tiago Felizinho), Trianon (Leonardo dos Reis) e Vila Nova (Zé Humberto), além de Noel Pereira representando a Liga Araxaense de Desportos. Não enviaram representantes: Caiçara, Estância, Ipiranga, Milan, Tupy e Vale.

A reunião começou com o secretário Edinho Souza explicando os transmites legais para se realizar qualquer situação em que se envolva recursos públicos. Contou que a cada ano fica mais difícil conseguir os recursos, mas que o prefeito jamais deixou de apoiar e que não seria agora que isto iria acontecer.

Edinho Souza explicou que mesmo sem saber como seria o ano esportivo, que ele já tinha um compromisso junto ao prefeito Aracely de Paula para se manter o apoio para a LAD. Como conseguiu para a Copa Internacional de Mountain Bike, para a Copa BMX e para a Copa Beja de Futebol de Base que acontece em julho.

Ele explicou de que este primeiro contato era para se ouvir os clubes, e ver qual a vontade dos clubes para a temporada 2019 e alertou para as situações quando se empregam recursos públicos revelando que a Prefeitura Municipal de Araxá (PMA) foi notificada pela procuradoria pelo fato de o campeonato de 2018 não ter terminado da forma em que foi proposto, deixando de ser ter realizado no mínimo mais 3 partidas as quais o recurso já teria sido destinado. E que tanto a Câmara Municipal quanto a PMA podem responder pela fiscalização do recurso público. Pois certas situações implicam na Improbabilidade administrativa.

A expectativa para 2019 seria de contar com 22 equipes com disputa de junho a dezembro, mas estes números e data podem sofrer mudanças a medida que uma ou outra equipe opta por não participar. Como já foi o caso do Tigrão e Palmeri, e que pode ser o caminho também do Trianon.

Edinho explicou que já tem a verba para se iniciar a temporada, pois conta com um aval de 55 mil reais para a LAD, mas se comprometeu a dialogar com o prefeito para tentar algo mais e também a tentar parcerias junto ao setor privado em uma tentativa de alavancar novos recursos e assim fortalecer ainda mais o futebol amador.

O representante da LAD, Noel Pereira, entende de que a vontade era de começar a competição antes, mas o problema maior seria o número de jogos ao mesmo tempo com a realização simultânea do Amadorão e do Ruralão. Tanto na questão de campo como de arbitragem. E ele explicou que com relação a 2018, o problema maior é que o valor de 55 mil já não permitia mais partidas, após o cronograma já vencido.

E que nos últimos anos a LAD sempre teve problemas com recursos financeiros. Pois trabalham no limite, mas que tem certeza de que é uma das melhores prestações de contas realizadas é a da LAD.

Quanto a notificação recebida pela PMA, Noel entende de que teria sido interessante discutir o assunto junto a LAD na oportunidade e que a PMA é uma das únicas parcerias junto a entidade e que a LAD precisa da PMA e é interessante também para a PMA manter esta parceria.

Para Evaldo Juvenal, presidente do Ferrocarril, a situação de 2018 aconteceu e poderia ter acontecido em qualquer campeonato e que já é uma situação finalizada. Quanto a unificação das divisões é algo interno dos clubes junto a LAD e que não precisa ser debatido com a secretaria.

Ele também comenta que os clubes proporcionam lazer semanalmente e é uma via de mão dupla pelo bem social que proporcionam a população. Ele também levanta a situação de que o valor de R$ 55 mil é muito baixo para realizar as competições e lembra de que no passado o repasse da administração municipal já chegou a ser no valor de R$ 117 mil.

Pedrinho Jacaré do Dínamo conta que está há muito tempo  no futebol e que a alegria dele, e também a emoção, é de estar neste meio. E que o futebol amador leva alegria a todos os campos.

Zé Geraldo foi mais incisivo ao questionar o que a PMA irá fazer para os clubes? Em seu entender de que faz muito para o Ruralão e de que este recurso liberado é para a LAD e não para os clubes: “Nunca tivemos uma ajuda de um vereador ou prefeito para nos dar uma bola do poder público. E está na hora de se fazer algo para os clubes” – disse Zé Geraldo.

O diretor do Aston, Leandro, comenta que muitas associações não estão legalizadas e pergunta se não seria possível realizar um repasse para a LAD e a LAD, por sua vez, repassar aos clubes. O secretário Edinho respondeu explicando que se deve verificar a legalidade de uma situação como esta.

Léo Trianon perguntou se não poderia a secretaria solicitar um veículo destes que são apreendidos para ser leiloado ou rifado e o valor apurado ser repassado para os clubes. E o secretário disse que iria verificar junto ao jurídico a possibilidade.

O diretor do Vila Nova, Zé Humberto, questionou além dos recursos financeiros para a organização do Amadorão. Ele disse que muito se falou de dinheiro e de futebol e que estão esquecendo dos campos. Da manutenção dos gramados, alambrados e outros. E que aguarda sobre por se ter uma promessa feita neste sentido pelo prefeito.

Edinho lembrou de que algumas situações já foram realizadas e que tudo está dentro do planejamento que estão organizando.

Serginho do Planeta pediu ajuda para registrar a documentação do Barretão que estaria em seu poder. E o secretário explicou que se tratava de um termo de cessão e de era preciso verificar sobre esta situação.

Ao final da reunião os comentários foram, de uma forma geral, de muito otimismo e de aprovação por parte dos clubes e Liga em relação a este primeiro encontro.

“Eu gostei muito desta reunião. O secretario Edinho Souza mostrou muita disposição para ajudar a Liga e ajudar os clubes. Foi positivo e ele aproveitou para buscar ideias juntos aos clubes” – Juliano Martins, presidente do Malvinas, após a reunião.

“Achei bem proveitosa. Foi muito importante. Acabamos com a dúvida se teria ou não o campeonato. Aqui vimos que já tem a verba para a disputa e isto é importante. Como é importante também esta ideia dele de buscar parcerias junto a empresas da cidade. Espero que ele consiga muitos parceiros” – Leonardo dos Reis, presidente do Trianon, após a reunião.

“Foi uma reunião boa. Acho que todos já esperavam mais ou menos como seria. Vimos que podemos ter uma parceria com a secretaria de esporte. Que poderemos caminhar juntos. Entendemos o mecanismo e contamos sim com esta parceria junto a prefeitura” – Noel Pereira, diretor da Liga Araxaense

“Vi ontem pela primeira vez em Araxá, desde o momento em que entrei no futebol amador, uma reunião de dirigentes de clubes totalmente organizada. Mas no meu entender é que alguns diretores ainda têm dificuldade em entender que a ajuda que nós tanto cobramos, tem que partir diretamente de nós mesmos. Então minha ideia é nos unirmos e começar ajudarmos uns aos outros, para depois fazermos um projeto e buscarmos algum recurso para nossa a melhoria do futebol amador” – Leandro, presidente do Aston, via grupo de whatsapp do Futebol Araxá (Sala 1).

“Os times têm que ter uma rivalidade saudável dentro de campo. Fora de campo precisamos todos nos unir para tentar melhorar nosso futebol amador, que cada dia que passa está mais difícil de se manter” – Tiago Felizinho, treinador do União, via grupo de whatsapp do Futebol Araxá (Sala 1)

“O primeiro contato da secretaria de esportes deixou uma boa impressão. O secretário Edinho abriu as portas da secretaria para os clubes confirmou o compromisso de apoio ao futebol amador. Vamos unir forças junto a secretária de esportes para juntos encontrar o caminho do fortalecimento do futebol amador” – Gelson Luiz, diretor do Santa Terezinha, via grupo de whatsapp do Futebol Araxá (Sala 1)

CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE O FUTEBOL AMADOR

CLIQUE AQUI PARA A PÁGINA DE COMENTÁRIOS

OU UTILIZE O FORMULÁRIO ABAIXO

Deixe o seu comentário


+ 8 = dezesseis


    Na sua opinião: Quem vai levar o prêmio de melhor goleiro de 2016 no Amadorão?
    Ediney do Dínamo
    Túlio do Grei
    Kaio do Internacional
    Votar
    resultado parcial...

    ______________________
    Na sua opinião: quem será o lateral direito que vai levar o prêmio de melhor de 2016?
    Rafael Bundinha do Dínamo
    Lucas Manguinha do Grei
    Ramon do Tigrão
    Votar
    resultado parcial...

    _______________________
    Na sua opinião: qual a dupla vai ser eleita os melhores na premiação do Futebol Araxá-Arquibancada?
    Thiago Piriá (Grei) e Douglas Pajé (Gef)
    Thiago Piriá (Grei) e Jorge (Grei)
    Thiago Piriá (Grei e Jorge (Tigrão)
    Douglas Pajé (Gef) e Jorge (Grei)
    Douglas Pajé (Gef) e Jorge (Tigrão)
    Jorge (Grei) e Jorge (Tigrão)
    Votar
    resultado parcial...

Nossos Parceiros

  • 142 – Sargento Amilton

(34) 98868-6062

  • 102 – TELE PIZZA VOGNER
  • 103 – Twitter do Futebol Araxá
  • 104 – SINTHA
  • 105 – Evandro Carlos da Silva
  • 106 – RADIO WEB ARAXÁ
  • 107 – Fest Natal
  • 108 – Ambev
  • 109 – radio web araxa
  • 110 – Radio Web Araxa
  • 111 – ANUNCIE AQUI
  • 112 – EXPRESS DELIVERY
  • 113 – HQ BRASIL
  • 114 – ANUNCIE AQUI
  • 115 – radio jovem
  • 116 – AEF

Estástiscas

  • 1665323Total de visitas:
  • 3705879Total de Leituras:
  • 2Visitantes online:

Parceiros

  • 144 – BETINHO PISCINAS
  • 145 – WHATSAPP