O maior portal esportivo de Araxá e região!!!
Saturday April 20th 2024

*Confira tudo da última reunião da LAD com os clubes

Aconteceu na noite da última quinta-feira, 28, a segunda reunião de 2019 da Liga Araxaense de Desportos (LAD) com os clubes amadores. Estiveram presentes representantes Mercado, União, Estância, Planeta, Operário, Santa Terezinha, Dínamo, Tupy e Internacional. Evaldo do Ferrocarril chegou ao final da reunião completando assim 10 clubes representados. Pontos importantes foram debatidos de forma breve e objetiva.

Tendo em vista toda a confusão deflagrada em 2018 com relação a transferências que acabaram por impedir o término em campo da competição, a LAD avisou aos clubes de que as equipes somente poderão efetuar uma transferência (interna ou externa) com o Nada Consta da LAD. Caso um atleta saia de uma equipe e solicite o documento, não poderá voltar mais. Mas no caso de transferência sem o referido documento para competições oficiosas, aí o atleta poderá retornar e disputar à competição organizada pela entidade araxaense.

Para este assunto o diretor do Vila Nova, Zé Humberto, no momento da reunião disse se tratar de uma regra da competição e que deve ser tratada e resolvida (em caso de descumprimento) pela organização dentro do regulamento e não pela Comissão Disciplinar Desportiva (CDD), por se tratar de um ferimento ao regulamento e não caso de ato indisciplinar.

Lembrando de que uma alteração nesta questão da transferência única (interna ou externa) somente poderia ser alterada novamente através de assembleia com votação em maioria, como defendem alguns diretores.

Outra situação também debatida é com relação a documentação dos clubes, já que durante os embates de 2018, foi descoberto e levantado de que uma grande maioria dos clubes estariam disputando a competição de forma irregular no que se diz respeito a documentação do clube (diretoria e estatuto) e de que neste caso os mesmos não poderiam mais disputar a competição enquanto não se regularizassem.

E como a maioria das equipes não teria condições de se regularizarem para a disputa do torneio em 2019, tendo visto os altos custos e a quantidade de equipes nesta situação, a forma de se evitar um esvaziamento do campeonato e, consequentemente um enfraquecimento, a solução foi a desfiliação das equipes irregulares junto a Federação Mineira de Futebol para que os mesmos possam disputar a competição organizada pela LAD sem punições.

Desta forma os clubes terão 100 dias para adequarem o estatuto e apresentarem a ata de eleição atualizada de forma registrada em cartório. O prazo começou a ser contado em 13 de fevereiro, data da 1ª reunião de 2019, e vencerá em 24 de maio. Portanto quem ultrapassar estará fora da edição do Amadorão de 2019.  Vale ressaltar que com a desfiliação e tendo apenas de que adequar o estatuto e registrá-lo juntamente com a ata de eleição é um valor bem acessível e bem abaixo do que com a permanência das equipes filiadas a FMF.

No caso das equipes que estão devidamente regularizadas junto a FMF, caso de Ferrocarril e Vila Nova por exemplo, estes clubes poderão se manter filiados e assim se beneficiarem se situações as quais somente clubes filiados poderão ter, como execuções de projetos junto a renúncia fiscal ou disputar competições intermunicipais organizadas pela entidade.

Os valores das transferências, conforme reunião do dia 13 de fevereiro, são de R$ 50,00 para atletas amadores e juniores até o dia 29 de março. Mas este valor é limitado até 3 inscrições. Após este número o valor será outro e combinado clube a clube.

A taxa de inscrição de R$ 100 tem de ser paga a LAD para que as equipes possam disputar a competição. A previsão, otimista, é de que a competição possa ter seu início em maio e para isto é necessário recurso que pode ser através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério de Esportes e que pode ser liberado em breve e também com relação ao apoio sempre recebido da administração municipal. A LAD deverá realizar outras reuniões para se definir formato e formula de disputa, além da situação das divisões (1ª e 2ª), mas isto também dependerá da quantidade de equipes que irão disputar a temporada 2019.

CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE O FUTEBOL AMADOR

CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE O AMADORÃO

CLIQUE AQUI PARA PÁGINA DE COMENTÁRIOS

ou utilize o formulário de comentários abaixo

Deixe o seu comentário


sete × = 28

z'

(34) 99954-4857

  • 116 – AEF
  • 117 – Oficina da Imagem
  • 118 – ANUNCIE AQUI
  • 119 – Patrocinense nos Esportes
  • 120 – GD Eletricistas
  • 121 – ANUNCIE AQUI
  • 122 – ANUNCIE AQUI
  • 123 – WLD
  • 124 – Molas Andrade
  • 125 – anuncie
  • 126 – GUIA MAIS ARAXÁ
  • 127 – KI-SABOR
  • 128 – GERMANO AFONSO
  • 129 – Cabôco Faminto
  • 130 – ELAINE ACADEMIA

Estástiscas

  • 4Visitantes online:
  • 20/02/2009Início da contagem:

Parceiros

  • 158 – Eudora