O maior portal esportivo de Araxá e região!!!
Tuesday April 23rd 2024

*FEST NATAL: Cápsula do tempo registrará boas atitudes da população de Araxá

Ação faz parte da programação comemorativa dos 10 anos do FestNatal e encerra trabalho ligado a valores nas escolas

A população de Araxá terá a oportunidade de registrar para a posteridade atitudes que hoje a diferenciam e ações que ainda não saíram do papel, mas que representam um desejo coletivo ou individual de mudança. O material que traça um diagnóstico de quem somos e como desejamos nosso futuro será coletado por meio de um trabalho lúdico: a árvore das atitudes.

“Essa árvore está no FestNatal Araxá. Lá as pessoas dentro de um impresso próprio do evento poderão escrever sobre qual a sua melhor atitude, pendurar e decorar essa árvore”, explica Régia Côrtes, presidente da Fundação Acia. “A gente espera que no dia 23 de dezembro a nossa árvore esteja repleta de decoração, de atitudes dos araxaenses e dos visitantes”, completa Régia.

Após o evento, todas as “atitudes” serão arquivadas numa cápsula. “Ela será aberta no decorrer dos próximos anos e é muito importante termos um resultado palpável que seria abrir essa cápsula, encontrar aquela pessoa e ela, de fato, ter realizado aquela atitude”, ressalta.

VALORES

Como base para este projeto, escolas da cidade estão trabalhando com alunos o tema “valores”. “Os dez 10 melhores trabalhos de cada escola podem ser transformados em um vídeo e esse vídeo vai ser exibido lá dentro do FestNatal”, explica Régia.

Uma sala de exibição será montada dentro da estrutura da Arena Acia, que já começou a ser montada no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim.  “Ali vamos passar os vídeos dos melhores alunos para que toda a comunidade possa conhecer esse trabalho e a importância de se tratar no cotidiano esses valores”, diz. “É um momento em que as pessoas estão mais sensíveis então a gente acredita que vamos obter o nosso objetivo que é realmente as pessoas trabalharem esses valores no cotidiano”, finaliza.

Tudo gratuito

Todas as atividades do FestNatal são gratuitas e abertas para todo o público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA e Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da CBMM,  Rio Branco e Zema.

FestNatal dará visibilidade a campanhas solidárias neste fim de ano

 Ações cadastradas por entidades contarão com apoio em divulgação e poderão realizar entregas simbólicas no palco do evento

Empresas, instituições e pessoas que queiram realizar campanhas solidárias neste fim de ano poderão contar com o suporte do FestNatal 2018 em suas ações. Uma das propostas desta edição do evento é que ele congregue estas iniciativas, dando visibilidade a elas. “Nós queremos fazer um Natal único na cidade. O FestNatal está abrindo, assim, espaço para divulgar essas campanhas nas nossas mídias digitais e também dar a oportunidade da entrega simbólica no palco do evento”, explica a presidente da Fundação Acia, Régia Côrtes.

O presidente do Serviço de Obras Sociais (SOS), Padre Sérgio Márcio de Oliveira, elogiou a iniciativa que busca maior engajamento da comunidade neste tipo de atitude. “É uma ação muito positiva. Dá visibilidade não somente às campanhas, mas também às entidades que receberão as doações. A população de Araxá é muito solidária e tenho certeza de que desta forma haverá uma participação maciça de todos”, diz.

As entidades que se cadastrarem junto à organização do evento poderão apresentar a campanha solidária entre os dias 1º e 23 de dezembro, das 18h30 às 19h no FestNatal Araxá. Para participar é preciso preencher uma ficha de cadastro que já pode ser retirada na Fundação Acia (Av. Getúlio Vargas, 365 – Centro). No site do FestNatal (https://festnatalaraxa.com)

Papai Noel anunciou em carta a sua chegada em Araxá no último domingo (2)

Bom Velhinho foi recebido com carreata e caminhada cultural até a Arena Acia

Em carta endereçada à presidente da Fundação Acia, Régia Côrtes; e destinada a todas as crianças de Araxá e da região, Papai Noel já havia anunciado a sua chegada à cidade, que aconteceu no último domingo (2). O Bom Velhinho ficará em Araxá até o dia 23 de dezembro, quando inicia a maratona de entregas de presentes. “Estava ansioso para rever as crianças de Araxá e recolher os pedidos de presentes durante o FestNatal. Ho ho ho”, disse Papai Noel.

Para recepcionar Papai Noel, a organização do FestNatal Araxá realizou uma grande festa.  Na Arena Acia teve a participação das crianças na brinquedolândia de forma gratuita. Quando o bom velhinho chegou aconteceu uma grande carreata pela cidade que deu as boas-vindas ao Bom Velhinho.  “Saimos do Batalhão da Polícia Militar e percorremos vários bairros da cidade até a porta do  Colégio Dom Bosco. De lá seguimos a pé. Um momento mágico, uma caminhada cultural com ele, sua trupe e todos os artistas de Araxá”, explicou Régia Côrtes.  “Bailarinos, cantores, instrumentistas, escritores, pintores, artistas de uma forma geral. Todos a caráter na grande chegada na arena principal”, reforça.

Foi uma noite para celebrar a cultura e a arte. Na programação que se seguiu:  intervenções cênicas e apresentações musicais com Saulo Couto, Araxá BeêJazz Quarteto, William Bruno Quintento e espetáculo com os vencedores do concurso Novos Talentos de 2017. A casinha do Papai Noel tem uma programação à parte com oficinas e contação de histórias. “Todos os dias ele vai estar à noite no FestNatal com toda a sua turma.  Também vai circular pela cidade. Papai Noel vai no comércio, nas  escolas, no Barreiro, ele vai na Feira do Produtor e em vários outros pontos da cidade, levando a sua mensagem recebendo e interagindo com as pessoas de Araxá”, finalizou Régia.

FestNatal Araxá – 2017 – 01 a 23 dezembro

 O FestNatal é um dos eventos mais esperados do ano não só na cidade de Araxá, mas em toda a região. Com uma programação gratuita e diversificada, apta para todos os públicos, é considerado um dos maiores festivais de Natal do país, valorizando a difusão da arte, do lazer e da cultura.

Tudo gratuito

Todas as atividades do FestNatal são gratuitas e abertas para todo o público. O evento é uma promoção da Fundação Cultural ACIA e Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da CBMM,  Rio Branco e Zema.

Serviço – FestNatal 2018 – Data: de 1º a 23/12

Local: Estacionamento do Estádio Fausto Alvim, Teatro Municipal, Barreiro área externa, Termas, Tauá Grande Hotel, Calçadão da Olegário Maciel, Praça Governador Valadares e em todos os bairros e Araxá.

CLIQUE AQUI PARA A PÁGINA DE COMENTÁRIOS

Ou utilize o formulário de contato abaixo:

Deixe o seu comentário


− 4 = três

z'

(34) 99954-4857

  • 116 – AEF
  • 117 – Oficina da Imagem
  • 118 – ANUNCIE AQUI
  • 119 – Patrocinense nos Esportes
  • 120 – GD Eletricistas
  • 121 – ANUNCIE AQUI
  • 122 – ANUNCIE AQUI
  • 123 – WLD
  • 124 – Molas Andrade
  • 125 – anuncie
  • 126 – GUIA MAIS ARAXÁ
  • 127 – KI-SABOR
  • 128 – GERMANO AFONSO
  • 129 – Cabôco Faminto
  • 130 – ELAINE ACADEMIA

Estástiscas

  • 0Visitantes online:
  • 20/02/2009Início da contagem:

Parceiros

  • 158 – Eudora