O maior portal esportivo de Araxá e região!!!
Tuesday November 13th 2018

Opinião: Unificação das divisões do futebol amador pode ser um tiro no pé

Foi votado na noite de ontem, quinta-feira dia 28, na Sede da Liga Araxaense de Desportos (LAD), a proposta de unificação das duas divisões do nosso futebol amador. Ela foi aprovada pelos clubes da primeira e segunda divisão e a partir deste ano teremos apenas uma divisão única do futebol amador. Sem descenso e sem acesso.

A minha opinião pessoal (de quem já foi diretor do futebol amador por 8 anos e que hoje atua na imprensa esportiva há quase 10 anos – estando este ano cobrindo a décima temporada pelo Futebol Araxá), é de que na verdade esta decisão pode ser um verdadeiro tiro no pé. Espero que não. Que dê certo, mas tenho meus receios.

Muitos foram os argumentos de que esta união seria benéfica, mas sem uma base sólida que comprovasse os temores de que a continuidade de duas divisões seguiria o enfraquecimento.

Vamos a alguns pontos:

  1. Quantidade de clubes não é sinônimo de sucesso. Pode ser o contrário: tamanha diferença técnica entre parte dos clubes da 1ª divisão em relação a parte das equipes da 2ª divisão só tende a enfraquecer os confrontos e a desmotivar ainda mais alguns atletas e diretores de clubes que por ventura venha a sofrer placares elásticos repetitivos. Isto somado ao fato de que alguns atletas quando a equipe entra em fase de placares elásticos, acabam abandonando o barco.
  2. Não consigo enxergar grandes emoções na disputa com equipes de maior poder financeiro reinando sobre uma grande maioria de pouco poder. Não dá para enxergar jogos equilibrados nestes confrontos.
  3. O Ruralão não pode ser visto de exemplo para o Amadorão sob nenhuma circunstância, pois são realidades e disputas totalmente diferentes. Inchar o Amadorão para que o mesmo possa ficar igual ao Ruralão não é o caminho. A disputa do Amadorão sempre foi mais equilibrada do que o Ruralão. Exemplo disto é que em 4 rodadas já tivemos 13 goleadas no Ruralão, devido justamente a diferença técnica de algumas equipes sobre as outras. É um número muito grande e entre estas goleadas, tivemos algumas consideradas como super-goleadas. A união das duas divisões poderá trazer este efeito ao Amadorão.
  4. A questão do sucesso do Ruralão se deve tanto ao fato da premiação existente na disputa, por parte da prefeitura, mas principalmente da facilidade de se participar do torneio, já que para inscrever uma equipe no Ruralão é muito mais simples do que no Amadorão que tem todo um processo complicado de filiação.
  5. Outro ponto é saber até quando o formato do Ruralão será mantido, pois o governo atual se encerra em 2020 e não sabemos como será o próximo governo municipal. Se a disputa será mantida e organizada pela prefeitura ou se irá retornar a LAD ou realizada por outra entidade.
  6. O Amadorão não está perdendo espaço para o Ruralão. As duas competições são importantes dentro do futebol amador. O fato é de que o Ruralão tem a facilidade de ser organizada mais rapidamente por ser realizada diretamente pela prefeitura. O caminho par que os recursos necessários cheguem aos organizadores é direto. É mais rápido. O Amadorão, por outro lado, tem um caminho mais longo para receber o recurso.
  7. Fim da emoção de disputa até a última rodada. Vamos pegar 2017 por exemplo: até na última rodada tínhamos equipes classificadas brigando para chegar na decisão da Taça Cidade, outras brigando por melhor classificação para ter vantagens nas fases seguintes. Algumas lutando ainda para chegar a segunda fase e na parte debaixo times lutando contra o rebaixamento. Todas as partidas emocionantes e disputadas. Com a união não teremos rebaixamento. E sem rebaixamento poderemos ter equipes nas últimas rodadas sem objetivos. Com partidas sem graça, com goleadas (novamente) e com a possibilidade de aumentar os WOs. Tira-se a emoção da disputa por um objetivo na reta final da fase.
  8. O mesmo valendo para a segundona: acaba-se para a maioria o sonho de fechar o ano com título, com acesso, ou até mesmo de ter disputado até o fim com um objetivo a frente. Pois na Segundona o equilíbrio também reinava e as equipes (a exemplo de 2017) foram até os momentos finais lutando por segunda fase. E ao final a festa de quem se classifica, a festa do acesso, a festa do título. Dificilmente (e falando com realidade mesmo) uma equipe sem poder financeiro poderá almejar algo mais do que apenas disputar o Amadorão.
  9. Com duas divisões, a história pode sempre surpreender: aquela boa campanha do acesso, da conquista, faz com que a empolgação se renova e o fortalecimento para a divisão superior venha de forma natural. Este fortalecimento não existirá mais.
  10. Outra situação: o pouco prazo para a realização das competições nesta temporada. Neste caso realizando duas divisões ou uma, o número de equipes são os mesmos. E o Amadorão seria dividido em chaves de uma forma ou de outra. Então o resultado é o mesmo ao final.
  11. O fortalecimento do campeonato amador se deve as equipes correndo atrás, buscando recursos, trabalhando em projetos bem montados para que cheguem a ter condições de correr atrás de formar grandes equipes. É preciso ideias e projetos e o principal: é preciso enxergar o problema como de todos e não de forma individual. E de buscar as soluções para o coletivo e não para cada equipe. Toda equipe do futebol amador é importante. Todas têm suas histórias e seus méritos, mas é inegável de que quem tem poder financeiro, patrocinador, sempre terá uma vantagem a mais.
  12. Entendo de que muitos da segunda divisão votaram a favor desta mudança para poderem estar na mesma competição dos demais, mas perderam a chance de lutar para estar na elite disputando dentro de campo e com conquista de título e de festa ao final do ano junto a seus torcedores. E entendo que muitos da primeira divisão votaram a favor desta união mais por medo de uma possibilidade de queda, de lutar ao final por rebaixamento. Mas também perderam a oportunidade de ter algo para motivar seus atletas por um objetivo. Pois este objetivo não existe mais.

Observação final: esta é a minha opinião pessoal de quem quer ver o futebol amador sempre forte, pois este sempre foi o carro chefe do site Futebol Araxá e assim nós nos preocupamos com tudo relacionado ao futebol amador (seja Amadorão, Ruralão, Segundona ou demais), pois se trata do principal combustível de nosso portal. O enfraquecimento dele, enfraquece também o site. Mas esta é uma decisão tão somente dos clubes e por isto esperamos que esta medida, mesmo a nosso temor, seja feliz e que dê certo ao final e que o futebol amador retome o caminho do crescimento.

2 Participações em “Opinião: Unificação das divisões do futebol amador pode ser um tiro no pé”

  • Rodriguinho ambev disse:

    Wilton boa noite.
    Quem sou eu pra falar, sobre o futebol de Araxá. Concordo com vc plenamente, o bom é jogar pelo acesso , jogar pra não cair , jogar pra classificar entre os 8. Ano passado foi ótimo a segunda divisão . Times jogando até o último jogo com chances de acesso. Agora juntar , primeira com segunda divisão .
    Onde está o atrativo do campeonato. Vai ser campeonato pra times de maiores investimentos . Se os diretores votaram , tranquilo.
    O bom é ter um objetivo,entrar em campeonato só pra participar , não dá .

  • Tulio Henrique disse:

    Parabéns Wilton…….Falou tudo , eu também sou totalmente contra.


Deixe o seu comentário


× 1 = seis


    Na sua opinião: Quem vai levar o prêmio de melhor goleiro de 2016 no Amadorão?
    Ediney do Dínamo
    Túlio do Grei
    Kaio do Internacional
    Votar
    resultado parcial...

    ______________________
    Na sua opinião: quem será o lateral direito que vai levar o prêmio de melhor de 2016?
    Rafael Bundinha do Dínamo
    Lucas Manguinha do Grei
    Ramon do Tigrão
    Votar
    resultado parcial...

    _______________________
    Na sua opinião: qual a dupla vai ser eleita os melhores na premiação do Futebol Araxá-Arquibancada?
    Thiago Piriá (Grei) e Douglas Pajé (Gef)
    Thiago Piriá (Grei) e Jorge (Grei)
    Thiago Piriá (Grei e Jorge (Tigrão)
    Douglas Pajé (Gef) e Jorge (Grei)
    Douglas Pajé (Gef) e Jorge (Tigrão)
    Jorge (Grei) e Jorge (Tigrão)
    Votar
    resultado parcial...

Nossos Parceiros

  • 135 – anuncie aqui

(34) 98868-6062

  • 095 – SHARK POOLS PISCINAS
  • 096 – WHATSAPP
  • 097 – LAGOA MONTAGENS
  • 098 – PAO NOSSO
  • 099 – MAIS ESPORTES – CHUTE INICIAL
  • 100 – PIMENTA GÁS
  • 101 – MARCIO BUFFET (MRM)
  • 102 – TELE PIZZA VOGNER
  • 103 – Twitter do Futebol Araxá
  • 104 – SINTHA
  • 105 – Evandro Carlos da Silva
  • 106 – RADIO WEB ARAXÁ
  • 107 – Fest Natal
  • 108 – Ambev
  • 109 – radio web araxa

Estástiscas

  • 1531139Total de visitas:
  • 3486333Total de Leituras:
  • 0Visitantes online:

Parceiros

  • 137 – ANUNCIE AQUI
  • 138 – anuncie aqui