O maior portal esportivo de Araxá e região!!!
Sunday April 28th 2024

Alcino de Freitas será o grande homenageado da próxima edição do Prêmio Futebol Araxá

O ano de 2022 vai se aproximando do fim e com ele a certeza de que em 2023 teremos novamente uma temporada esportiva forte em nossa cidade. E em 2022 encerramos a ausência esportiva com a realização de diversos torneios de futebol (Copa Norte, Ronan Ferreira, Copa Araxá, Amadorão, Ruralão e outros) e muitas participações no especializado. E claro, também, do Araxá Esporte. E apesar de não termos tido uma temporada esportiva em 2021, o Prêmio Futebol Araxá irá sim ter a sua edição, relativa à temporada anterior como sempre acontece. E o grande homenageado desta edição será o jornalista esportivo Alcino de Freitas.

Atletas, treinadores, diretores e todos envolvidos com o esporte já começam a ficar ansiosos para conhecerem quem serão eleitos os melhores dos 13 anos de cobertura esportiva do Futebol Araxá, bem como alguns campeões de 2021 e 2022 em mais uma edição do Prêmio Futebol Araxá. Este ano será especial por ser tratar do retorno ao evento no formato presencial, já que devido ao momento pandêmico de 2021, a edição anterior acabou sendo realizada de forma virtual. Nesta sexta edição da premiação os homenageados irão receber o Prêmio Futebol Araxá 2021, Alcino de Freitas “Melhores dos 13 anos de Futebol Araxá” e também, em alguns casos, o Prêmio Futebol Araxá, Alcino de Freitas “Campeões 2021/2022”.

Como já é de conhecimento, o Prêmio Futebol Araxá homenageia a cada temporada uma grande personalidade do nosso esporte araxaense. A ideia é fazer o devido reconhecimento a quem, de alguma forma, contribui ou contribuiu para o nosso esporte. Independente se atuou dentro dos gramados, das quadras, nos bastidores ou imprensa. E com isto poder, a cada ano, reconhecer um grande nome do nosso meio esportivo.

Em 2016 o grande homenageado foi o comentarista esportivo Ferreira Júnior, em 2017 foi Siloé Araújo, em 2018 o Calvex Martins, em 2019 foi Ronan Ferreira da Costa e em 2021 Luiz Fernando da Silva. Para esta temporada em que iremos eleger os melhores dos 13 anos de cobertura especializada do Futebol Araxá e mais algumas homenagens de campeões e destaques, ninguém melhor para ser homenageado que um dos grandes nomes da nossa crônica esportiva araxaense.

Alcino de Freitas. Torcedor apaixonado do Santos Futebol Clube, ao qual não conseguia assistir uma partida sem gritar e ficar nervoso. Declarado amante de um bom futebol que tinha em seu coração também o Araxá Esporte Clube e ainda um lugar especial para a União de Futebol Araxá, a qual ele compôs o hino oficial do clube. Filho de Edith França e Nicanor de Freitas, Alcino era natural de Araxá e nasceu em 24 de março de 1942. Sempre esteve presente no meio esportivo. Seja torcendo, escrevendo, fotografando ou até mesmo narrando os jogos de futebol. Com uma memória invejável, sempre gostava de relembrar e contar diversas situações do histórico mundo futebolístico ao qual fazia parte. E em meio à tantas histórias e narrativas, sempre seguia também alguns causos divertidos e curiosos, dentre eles até mesmo as suas peripécias em “matar” aulas para jogar “peladas” com os amigos.

Com uma família grande, tendo mais 5 irmãos, começou a trabalhar cedo para ajudar no sustento de todos e o futebol se tornou, por muito tempo, apenas uma paixão. Para voltar em seu futuro como uma outra área de atuação profissional como cronista esportivo.

Na imprensa esportiva ele atuou em diversos veículos de comunicação, dentre eles Rádio Imbiara, Jornal Correio de Araxá e Jornal Integração. E também fez parte do próprio Futebol Araxá, tendo narrados as transmissões ao vivo do Araxá Esporte na vitoriosa campanha de 2012 no Módulo II. Ele ainda reuniu suas crônicas em um livro que foi publicado após seu falecimento.

Sempre ligado ao esporte, Alcino fez parte da Junta Julgadora da Liga Araxaense de Desportos. Inúmeras vezes prestava serviços sem nenhum tipo de remuneração, só pelo prazer de estar inserido no mundo do futebol.

Alcino, que já foi homenageado pelo Futebol Araxá recebendo (em vida) um Prêmio Futebol Araxá em 2017. Recebeu também um troféu de 2020 em uma outra homenagem, agora póstuma. Ele foi casado com Nilda Terezinha Zanini de Freitas, com quem teve duas filhas: Thais Zanini e Renata Zanini.

Alcino faleceu em 09 de agosto de 2019, aos 77 anos de idade, na cidade de Uberlândia onde se encontrava internado por 21 dias em tratamento.

A próxima edição do Prêmio Futebol Araxá, que tradicionalmente acontece na última sexta-feira de janeiro de cada ano, irá acontecer no dia 02 de dezembro de 2022. Os indicados para a Seleção dos 13 anos de Futebol Araxá serão conhecidos após a votação da imprensa esportiva que será somada aos mais votados pelos internautas e assim teremos os melhores, que se juntarão aos demais destaques esportivos da temporada.

Em breve deveremos dar mais detalhes de como será mais uma edição do Prêmio Futebol Araxá.

Criado não para competir com outros eventos e apenas para somar ainda mais com o nosso esporte araxaense, o prêmio veio para fortalecer os laços e estreitar a distância imprensa/atleta fazendo com que os premiados se orgulhem ainda mais dentro do esporte. Um evento diferente e totalmente inovador em seu formato.

Nossos agradecimentos mais do que especiais aos parceiros de 2022: Márcio Menezes do Márcio Buffet, a todos os membros da diretoria da AEF (em especial ao Edmur Oliveira Silva – Diretor Presidente, Gilberto Eurípedes Duarte-Diretor Administrativo, Antônio Ribeiro da Silva “Kapucho ”-Diretor Social e Marcio Rogério de Menezes – Gerente), ao Leonardo da Oficina da Imagem que realizará as fotografias e filmagem do evento, ao Pedro Moura da Plenna Engenharia, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e ao José Eduardo da Banca do Dudu e Dudu Presentes. Sem eles não seria possível a realização de mais este sonho dentro do nosso trabalho esportivo.

CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE O PRÊMIO FUTEBOL ARAXÁ

CLIQUE AQUI PARA PÁGINA DE COMENTÁRIOS

ou utilize o formulário de comentários abaixo

Deixe o seu comentário


seis + = 14

z'

(34) 99954-4857

  • 116 – AEF
  • 117 – Oficina da Imagem
  • 118 – ANUNCIE AQUI
  • 119 – Patrocinense nos Esportes
  • 120 – GD Eletricistas
  • 121 – ANUNCIE AQUI
  • 122 – ANUNCIE AQUI
  • 123 – WLD
  • 124 – Molas Andrade
  • 125 – anuncie
  • 126 – GUIA MAIS ARAXÁ
  • 127 – KI-SABOR
  • 128 – GERMANO AFONSO
  • 129 – Cabôco Faminto
  • 130 – ELAINE ACADEMIA

Estástiscas

  • 0Visitantes online:
  • 20/02/2009Início da contagem:

Parceiros

  • 158 – Eudora